Desenvolver o time não é tarefa simples e toma um grande tempo do líder, mas não desenvolver lhe trará consequências muito mais desafiadoras.
Investir tempo e recursos em treinar direcionar, avaliar e dar feed back, dar suporte e apoio na elaboração do plano de ações de desenvolvimento pode causar a impressão, inicialmente, de ser um desafio longe da realidade do dia a dia no ambiente corporativo, especialmente quando tempo e prazos são apertados.
Mas o Lider gestor que ainda não entendeu que essas atividades são inerentes a sua missão de liderança ainda não entendeu que o resultado desse investimento de tempo e recursos em seu time é o que lhe trará uma equipe forte, coesa, independente e com alto nível de entrega.
Não tem outro caminho!
Quando o Líder se dedica a servir e orientar a sua equipe está no caminho do desenvolvimento de um grande time, onde cada um se sente motivado, inspirado, sabe qual a sua missao na empresa e por isso contribui com eficiência e criatividade entregando resultados positivos.
Ao contrário a isso, também é verdade que quando o líder não dispende tempo em desenvolver seu time, terá nele profissionais desmotivados, sem criatividade, ineficientes, improdutivos e dependentes.
Portanto, não é um luxo ou privilégio de poucos. Incluir na programação de suas atividades o desenvolvimento da equipe é fundamental e inerente a liderança.
Se você pretende ser um Líder de sucesso, que atinge os objetivos esperados pela empresa priorize o desenvolvimento do seu time!